Eficiência Energética
A adoção de medidas na área da Eficiência Energética é fundamental para que possamos ter uma Freguesia cada vez mais sustentável e com menos consumo energético.
A Junta de Freguesia do Lumiar tem vindo a estudar formas de reduzir os consumos energéticos nos seus próprios equipamentos e edifícios, nomeadamente através da mudança da iluminação para LED e na promoção de boas práticas de poupança energética por parte dos seus trabalhadores.
A Junta do Lumiar é também pioneira na área da produção local de energia, através da Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar (CER Telheiras/Lumiar) – projeto inovador e já em curso, desenvolvido em parceria com a Associação Viver Telheiras – Centro de Convergência de Telheiras, a Coopérnico e o CENSE/FCT-NOVA, e que contou com o apoio técnico do Energy Poverty Advisory Hub da União Europeia.
Através desta iniciativa, está já a decorrer um projeto-piloto de produção de eletricidade através de painéis fotovoltaicos instalados no Antigo Lagar da Quinta de S. Vicente. Esta instalação encontra-se a produzir energia limpa desde maio de 2024 e em junho de 2025 esta eletricidade começou a ser partilhada com 15 famílias do Lumiar, que viram assim reduzida a sua fatura mensal. Ao iniciar a sua operação de partilha de energia, a CER Telheiras/Lumiar tornou-se oficialmente a segunda Comunidade de Energia em operação em Portugal, e a primeira na zona da Grande Lisboa.
Neste momento, encontra-se em fase de implementação a expansão da CER Telheiras/Lumiar para um segundo projeto, que conta com 44 painéis solares instalados no telhado do Pavilhão Gimnodesportivo do Alto da Faia, o que permitirá envolver mais de 60 novos membros, entre residentes do Lumiar, associações, pequenas e médias empresas e condomínios.
Para além das vantagens ambientais e económicas, este projeto contempla também uma vertente social, com o objetivo de produzir energia mais justa, barata e democrática e procurar combater a pobreza energética. Na CER Telheiras/Lumiar estão envolvidas famílias vulneráveis, cujos custos de entrada no projeto serão suportados pela Junta e pelos restantes membros do projeto, permitindo a estas famílias uma plena participação na iniciativa e o acesso a energia gratuita. No projeto-piloto, 3 das 15 famílias são beneficiários sociais, prevendo-se que no segundo projeto sejam envolvidas mais 6 famílias vulneráveis. Caso tenha interesse em saber mais sobre as possibilidades de participação das famílias vulneráveis, consulte AQUI o Regulamento de participação dos beneficiários sociais nos projetos da CER Telheiras / Lumiar.
Atendendo à especificidade do projeto e ao seu carácter inovador, enfrentaram-se muitos desafios, quer do ponto de vista da organização da comunidade, quer do seu licenciamento. Para facilitar o trabalho e incentivar a criação de mais Comunidades de Energia, foi elaborado um “Guia prático para o desenvolvimento de comunidades de energia renovável por cidadãos, associações e autarquias”, que partilha esta boa prática e é especialmente dirigido a autarquias e organizações da sociedade civil. Este Guia encontra-se publicado em duas versões, uma portuguesa e uma inglesa, estando disponível gratuitamente para consulta por parte de qualquer pessoa ou entidade interessada.