A Junta de Freguesia do Lumiar está fortemente empenhada em dar a conhecer a Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar e desta forma a impulsionar projectos comunitários semelhantes.
Como tal, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, participou no dia 10 de outubro na Climate Alliance International Conference. Este fórum internacional, onde se debatem questões ambientais, é constituído por mais de 200 representantes do poder local. O encontro anual ocorreu em Cascais e o Lumiar foi convidado a apresentar a CER Telheiras, na forma de uma palestra ministrada pelo Presidente da Junta. O Lumiar é já reconhecido como uma localidade que aposta na sustentabilidade e em políticas amigas do meio ambiente.
Também nos dias 15 e 16 de outubro, marcámos presença na conferência anual do European Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), que teve lugar em Barcelona. O EPAH é a principal iniciativa da União Europeia na área da erradicação da pobreza energética e da promoção de uma transição energética justa, através dos governos locais europeus. Após marcar presença na conferência de 2023, que decorreu em Varsóvia, a Junta de Freguesia do Lumiar esteve agora representada pelo seu Vogal da Sustentabilidade e Ambiente, Rodrigo Benitez.
Esta participação surgiu no âmbito do projeto da Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar (CER Telheiras/Lumiar) que foi, em 2022, uma das 23 iniciativas, a nível europeu, escolhidas para receber apoio técnico do EPAH, de forma a facilitar a sua implementação.
A CER Telheiras/Lumiar, cujo projeto-piloto e Guia Prático foi oficialmente inaugurado no passado dia 11 de outubro, é uma iniciativa inovadora de produção e partilha local de energia renovável, com uma forte componente social, que pretende contribuir para uma energia mais sustentável, justa, barata e democrática.
Este projeto é já um case study não só a nível nacional, mas também a nível internacional, com reconhecimento da parte da Comissão Europeia.
A presença na conferência anual do EPAH permitiu conhecer outros projetos, estratégias e metodologias de sucesso espalhadas por toda a Europa em áreas como a reabilitação de edifícios, a implementação de “one-stop shops”, a ligação entre pobreza energética e a saúde e a utilização de dados no planeamento de intervenções, e trazer esse conhecimento para a Freguesia do Lumiar, bem como partilhar o trabalho de sucesso que tem sido feito pela CER Telheiras/Lumiar e inspirar outras comunidades a avançar para a produção local e comunitária de energia.
Crescemos juntos!