Lumiar leva os desafios das energias renováveis à Comissão Europeia

Novidades

19 de Abril, 2024

Lumiar leva os desafios das energias renováveis à Comissão Europeia

Tags: Ambiente Junta Sustentabilidade

O Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, participou no passado dia 10 de Abril numa reunião com a Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, que se realizou em Bruxelas, a convite do European Energy Poverty Advisory Hub (EPAH).

Neste encontro, no qual estiveram presentes representantes de 10 autarquias ou regiões europeias que se têm destacado no desenvolvimento de projetos na área das energias renováveis, os participantes puderam expor à Comissão Europeia os desafios que enfrentam no combate à pobreza energética, discutir formas concretas de a União Europeia apoiar os territórios locais nesta temática e partilhar boas práticas e soluções já implementadas no terreno.

Para além da Freguesia do Lumiar, estiveram presentes representantes do município de Besançon (França), do município de Valência (Espanha), do município de Mytilene (Grécia), da rede de Ilhas Gregas Sustentáveis (Grécia), do condado de Dublin do Sul (Irlanda), do município de Niepolomice (Polónia), do município de Leverano (Itália), da freguesia de Jozsefvaros (Hungria) e do município de Estrasburgo (França).

Foi uma sessão muito rica para todos os participantes, que permitiu dar mais um passo na aproximação das altas instâncias europeias a quem, como a Junta de Freguesia do Lumiar, trabalha diariamente para a melhoria das condições de vida dos cidadãos. Ficaram também abertas as portas para futuras participações da Junta em futuros encontros a nível europeu.

No âmbito deste encontro, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar foi ainda entrevistado pelo EPAH sobre o apoio técnico recebido no âmbito da implementação da Comunidade de Energia Renovável de Telheiras. Esta entrevista será utilizada nos canais de comunicação do EPAH para divulgação dos projetos em curso e integrará os materiais de formação de um curso sobre implementação de Comunidades de Energia para autarquias que o EPAH promoverá em breve.