Jardins e Hortas
Jardins
Jardim Mahatma Gandhi
Jardim Mahatma Gandhi
Jardim localizado em Telheiras e ampliado e requalificado em 2011. Situa-se junto ao Templo Radha Krishna (Templo Hindu) e respetivo complexo, que alberga a sede da Comunidade Hindu de Portugal. Destaca-se no extremo este do Jardim a estátua em bronze de Mahatma e Kasturba Ghandi, da autoria de Rajan Yawalkar e inaugurada em 1998.
O Jardim dispõe também de um Parque Infantil, um quiosque e zona de máquinas de fitness ao ar livre, no seu extremo oeste. Através da zona de máquinas de fitness ao ar livre, tem ligação ao Parque da Quinta de Nossa Senhora da Paz e respetivo Parque HortÃcola.
Jardim Prof. Francisco Caldeira Cabral e Jardim Prof. António de Sousa Franco
Jardim Prof. Francisco Caldeira Cabral e Jardim Prof. António de Sousa Franco
Jardins contÃguos, situados em Telheiras, na zona envolvente da estação do Metro, e que se estendem desde o Parque HortÃcola de Telheiras até ao antigo Lagar da Quinta de S. Vicente.
O Jardim Caldeira Cabral dispõe de zona de máquinas de fitness ao ar livre, junto ao Parque HortÃcola.
Espaços integrados na zona antiga de Telheiras, junto à Igreja de Nossa Senhora da Porta do Céu, Largo do Poço e Estrada de Telheiras.
Caldeira Cabral
1600-236 LisboaRua Professor Francisco Gentil
Sousa Franco
1600-236 Lisboa
10h00-13h00 e 14h00-18h00
(terça a domingo)
Parque Botânico do Monteiro-Mor
Parque Botânico do Monteiro-Mor
Parque que se encontra anexo ao Museu Nacional do Traje e ao Museu Nacional do Teatro e da Dança, com origem no séc. XVIII.
Ocupa uma área de cerca de 11 ha, desenvolvendo-se em vários patamares. Para além das zonas arborizadas, apresenta uma área de prado, um riacho, lagos artificiais e uma zona de hortas de recreio, geridas pelo Museu Nacional do Traje.
10h00-13h00 e 14h00-18h00
(terça a domingo)
Parque da Quinta da Nossa Senhora da Paz e Quinta do Caracol
Parque da Quinta da Nossa Senhora da Paz e Quinta do Caracol
“Jardim localizado junto ao Templo Radha Krishna (Templo Hindu) e respetivo complexo e com ligação ao Parque Infantil, quiosque e zona de máquinas de fitness ao ar livre do Jardim Mahatma Ghandi.
Espaço recatado e sereno, constituÃdo por duas zonas distintas: logo à entrada um espaço mais aberto, com prado e relvados, ladeados por árvores de grande porte e marcado pela presença do lago principal; uma colunata separa este espaço de uma segunda área, onde se destacam a pérgula branca coberta por trepadeiras e um segundo lago, de dimensões mais reduzidas.
Junto à entrada, dispõe de um Parque HortÃcola municipal, com 9 talhões destinados ao cultivo em modo biológico.
Entre o Jardim e o Templo Radha Krishna (Templo Hindu) encontra-se a Quinta do Caracol, zona de oliveiras e zambujeiros, e que possui uma área com conjuntos de mesa e bancos para usufruto da população.”
06h15-22h00
Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases
Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases
Com 24,6 hectares, o Parque da Quinta das Conchas e dos Lilases é a terceira maior área verde da cidade de Lisboa, a seguir ao Parque Florestal de Monsanto e ao Parque da Bela Vista.
O Parque apresenta três zonas distintas: a área central da Quinta das Conchas, a Mata e a Quinta dos Lilases.
O espaço central da Quinta das Conchas é constituÃdo por amplos relvados ladeados por árvores de grande porte. Dispõe de Parque Infantil, duas zonas de restauração, palco para espetáculos e zona de exposições. Destaque também para o lago de grandes dimensões, junto ao qual se situa um conjunto de eucaliptos de grande porte, classificado como arvoredo de interesse público, e onde se situam as mesas de merendas.
A Quinta dos Lilases é marcada pelo seu lago artifical, com duas ilhas que representam as ilhas de São Tomé e PrÃncipe. Nesta zona do Parque destaca-se o arvoredo, nomeadamente as oliveiras junto ao muro da Quinta das Conchas e os conjuntos de eucaliptos, choupos, freixos, gleditsias e espécies do género Quercus, bem como os buxos antigos e de grande porte. O espaço dispõe ainda de um pomar comunitário, mesas de merendas e Parque Canino.
A Mata, uma zona florestal mais densa e com a natureza mais intacta, é constituÃda por um conjunto variado de espécies de árvores. Destaca-se um maciço de árvores da espécie Zelkova serrata, classificado de interesse público, cedros-dos-Himalaias e cedros-do-Buçaco. Nalguns locais, desenvolve-se uma cobertura densa de arbustos, muito importante para diversas espécies de aves como sÃtios de abrigo, alimentação e nidificação.
A existência destas três zonas distitas, com habitats diversificados, confere a este Parque um grande valor em termos de biodiversidade.
Hortas
Parque HortÃcola de Telheiras
Parque HortÃcola de Telheiras
Hortas que integram a rede de Parques HortÃcolas da Câmara Municipal de Lisboa, inauguradas em 2012.
Dispõe de 20 talhões destinados ao cultivo em modo biológico, com dimensões entre os 80 e os 120 m2.
Entidade Gestora: Câmara Municipal de Lisboa
Hortas de Recreio no Museu Nacional do Traje
Hortas de Recreio no Museu Nacional do Traje
Hortas integradas no Parque Botânico do Museu Nacional do Traje, desde 2009, para cultivo em modo biológico.
São abertas vagas em Outubro de cada ano, variando o número de acordo com as desistências registadas nesse ano.
Entidade Gestora: Museu Nacional do Traje
Parque HortÃcola da Quinta de Nossa Senhora da Paz
Parque HortÃcola da Quinta de Nossa Senhora da Paz
Hortas que integram a rede de Parques HortÃcolas da Câmara Municipal de Lisboa, inauguradas em 2012. Dispõe de 9 talhões destinados ao cultivo em modo biológico, com dimensões de cerca de 100 m2.
Entidade Gestora: Câmara Municipal de Lisboa
Pomar da Quinta dos Lilases
Pomar da Quinta dos Lilases
Pomar comunitário criado em 2017, no âmbito de um Projeto Participativo. Situado no talhão central da Quinta dos Lilases, dispõe de casa de apoio e zona de merendas.
Apresenta mais de 15 espécies arbóreas e arbustivas, entre árvores de fruto e espécies aromáticas, devidamente identificadas com o seu nome comum e cientÃfico.
Entidade Gestora: Câmara Municipal de Lisboa
Jardim de Suculentas da UTIL
Jardim de Suculentas da UTIL
Entidade Gestora: Universidade da Terceira Idade do Lumiar – Junta de Freguesia do Lumiar