Teatroàparte – Grupo de Teatro da ART – Associação de Residentes de Telheiras
Companhias de Teatro/Escolas de Teatro
Companhias de Teatro/Escolas de Teatro
O teatroàparte, Grupo de Teatro da ART (Associação de Residentes de Telheiras) foi criado em novembro de 1997 no âmbito das atividades culturais e lúdicas da ART, mas com gestão autónoma. O seu primeiro nome foi Teatro dell’ART, mais tarde Pó de Palco, tendo adotado definitivamente em 2004 o nome atual.
As três primeiras peças foram apresentadas no antigo Lagar/Adega da Quinta de São Vicente. Devido à numerosa assistência e enorme êxito dessas peças foi convidado a participar no 1º FesTa (2000), festival de teatro amador organizado pela Junta de Freguesia do Lumiar e pelo Clube PT. A sua participação saldou-se novamente por um grande êxito e espetáculos esgotados, passando a participar regularmente nesse festival.
A Biblioteca Orlando Ribeiro foi inaugurada no final de 2003 e foi no seu Auditório que o teatroàparte passou a apresentar, regularmente em maio, a sua peça anual. O Auditório Fernando Pessa e o Auditório do IPJ foram também palco de encenações do teatroàparte.
Paralelamente às peças que tem levado a cena (uma ou duas por ano), o teatroàparte tem participado em atividades de âmbito comunitário no bairro de Telheiras, ora dando apoio à ART, ora participando ou organizando workshops.