Comunidade Hindu de Portugal
Associações / Comunidades
Associações / Comunidades
A Comunidade Hindu de Portugal desenvolveu-se a partir de 1975, como consequência da descolonização de Moçambique, englobando aproximadamente 9.000 membros e cerca de 800 sócios efectivos, residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e, na sua maioria, oriundos de Moçambique e alguns do Estado de Gujarat, pertencentes à Índia Portuguesa. Em 1982 é formalizada a sua constituição, tendo entretanto visto ser-lhe atribuído o estatuto de IPSS e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
Desde então, esta instituição tem vindo a desenvolver um árduo trabalho conjunto no sentido de preservar a sua identidade cultural e religiosa com a finalidade de dignificar os seus associados e simpatizantes, oferecendo-lhes o apoio necessário para uma melhor integração no novo meio sócio-cultural para o qual tiveram de transferir abruptamente as suas vidas.
O Complexo Cultural e Social, localizado na Alameda Mahatma Gandhi, inlcui o Templo, um Auditório e uma área de apoio sócio-cultural, para além da Fonte Luminosa. No futuro deverão ser acrescentados ao Complexo dois edifícios, que permitam aumentar as actividades de apoio sócio-cultural.
O Complexo inclui também uma Cantina aberta ao público, que traz os paladares do Oriente para o Ocidente em termos de confecção da gastronomia vegetariana indiana. É também um núcleo de convívio e de encontro de famílias, associados e colaboradores.