O Verão na Universidade da Terceira Idade do Lumiar (UTIL)

Novidades

22 de Julho, 2025

O Verão na Universidade da Terceira Idade do Lumiar (UTIL)

Tags: Junta Lazer UTIL

Os meses de verão foram repletos de atividades marcantes na UTIL, refletindo o dinamismo e o espírito de comunidade que caracterizam a Universidade da Terceira Idade do Lumiar. Partilhamos alguns dos momentos mais significativos vividos por alunos, professores e parceiros institucionais.

Visita ao 3D Fun Art Museum Lisboa

No dia 16 de junho, os alunos da disciplina “Mente Ativa”, orientada pela Professora Ana Amaral, participaram numa visita ao 3D Fun Art Museum Lisboa. Esta atividade proporcionou momentos de convívio e criatividade, incentivando o pensamento ativo e a interação entre os participantes.

Viagem Final de Ano Letivo: País Basco e Museu Guggenheim

Entre 18 e 22 de junho, realizou-se a aguardada viagem final de ano letivo, com destino ao País Basco. O itinerário incluiu:

  • Visita à cidade de Burgos e à sua imponente Catedral, referência da arte gótica espanhola;
  • Exploração da cidade de Vitória;
  • Visita à Ponte Colgante, a mais antiga ponte transportadora suspensa do mundo, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO;
  • Visita guiada ao Museu Guggenheim, ícone da arquitetura contemporânea, projetado por Frank Gehry;
  • Panorâmica pela Baía de la Concha e cidade de San Sebastian;
  • Visita ao Convento de Santo Inácio de Loyola, importante centro de peregrinação;
  • Descoberta de San Juan de Gaztelugatxe, cenário de filmagens da série “A Guerra dos Tronos”;
  • Visita ao Museu da Paz em Guernica, ligado à célebre obra de Picasso;
  • Visita à Catedral em Santo Domingo de la Calzada.

Esta viagem proporcionou aos participantes uma experiência cultural enriquecedora e momentos de partilha inesquecíveis.

Reinauguração da UTIL e Exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”

No dia 23 de junho, a UTIL foi palco da reinauguração oficial, assinalada com a inauguração da exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”. O evento contou com a presença do ator Ruy de Carvalho, atualmente o mais velho do mundo em atividade, com 98 anos de vida e 83 de carreira, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar e demais membros do executivo.

A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, com curadoria de Nélson Mateus e apoio da UTIL e da Junta de Freguesia do Lumiar, estará patente até 23 de julho. Apresenta fotografias do arquivo do Teatro D. Maria II, homenageando não só Ruy de Carvalho, mas também muitos outros atores que com ele contracenaram ao longo das décadas.

Horário de visita:
De segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h30, no Salão Nobre da UTIL (Sótão) – Estrada da Torre, nº19.
Entrada gratuita.

Arraial da UTIL

O mês encerrou com o tradicional Arraial da UTIL, realizado a 30 de junho na sede da Junta de Freguesia do Lumiar, no Largo das Conchas. O jantar de arraial, dedicado a professores e alunos da UTIL deste ano letivo, contou com a presença do Presidente da Junta e vogal da Educação. Foi um momento de celebração, convívio e partilha, que reforçou os laços de amizade e pertença entre toda a comunidade UTIL.

A UTIL agradece a todos os que participaram e colaboraram nestas iniciativas, sublinhando o seu compromisso em continuar a promover o envelhecimento ativo, a aprendizagem ao longo da vida e a valorização da cultura na freguesia do Lumiar.

No Lumiar, crescemos juntos!