Assembleia das Crianças de Lisboa – A Voz dos Mais Novos na Construção do Futuro
A Assembleia das Crianças de Lisboa é um espaço que promove a participação ativa dos mais jovens na vida da cidade, permitindo-lhes expressar as suas ideias e preocupações sobre o futuro que querem construir.
Nesta edição, realizada no passado dia 6 de maio, os porta-vozes das oito mesas temáticas apresentaram as propostas resultantes do formato World Café, um método que incentiva o diálogo e a troca de ideias entre as crianças.
Esta iniciativa tem como objetivos principais:
- criar oportunidades de aprendizagem e participação política para crianças entre os 8 e os 12 anos,
- desenvolver competências de comunicação,
- estimular o pensamento crítico
- e fomentar o diálogo direto entre os mais novos e os decisores políticos.
Assim, pretende-se capacitar as crianças para uma cidadania ativa, promovendo uma cultura de participação cívica desde tenra idade.
O Lumiar esteve representado pelo deputado júnior Emanuel Alves (efetivo) e mais dois deputados suplentes, que apresentaram as propostas da Mesa 3, dedicada à Reabilitação Urbana e Planeamento Urbano.
As ideias defendidas pelas crianças refletem uma preocupação com a melhoria dos espaços públicos, a sustentabilidade ambiental e a criação de uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos.
Dar voz às crianças é, acima de tudo, apostar num amanhã mais consciente e inovador.
Envolver os mais jovens nos processos de decisão é garantir que a cidade evolui de forma participada e que as futuras gerações se sentem parte ativa da comunidade onde vivem.
A Junta de Freguesia do Lumiar valoriza e apoia esta iniciativa reconhecendo o papel fundamental que as participações das crianças têm no desenvolvimento harmonioso da Freguesia e da cidade de Lisboa. É com orgulho que acompanhamos e incentivamos os nossos jovens a serem protagonistas das mudanças que desejam ver no mundo.
No Lumiar, crescemos juntos!

