Lumiar acolheu o XXI Concurso de Cultura Geral das Universidades Seniores
A Freguesia do Lumiar foi o palco do XXI Concurso de Cultura Geral das Universidades Seniores, uma iniciativa organizada pela Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e pela Universidade da Terceira Idade do Lumiar (UTIL).
O evento decorreu no dia 24 de janeiro, no Auditório J.V. Gokal da Comunidade Hindu de Portugal, reunindo 19 Universidades Seniores e cerca de 500 participantes num dia dedicado à cultura, ao conhecimento e ao convívio.
Manhã Cultural no Lumiar
Antes do concurso, a UTIL organizou um Roteiro Cultural que levou os participantes a descobrir alguns dos locais mais emblemáticos da freguesia. O programa incluiu visitas guiadas ao Museu Nacional do Traje, com dois percursos distintos – “Mitos e Natureza” e Parque Botânico Monteiro-Mor –, bem como uma visita comentada de autocarro, promovida pela Junta de Freguesia do Lumiar, sobre a história local. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Templo Hindu Radha Krishna e o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta na vizinha freguesia de Alvalade.
No total, participaram nesta experiência cultural 19 Universidades Seniores:
- Universidade Sénior da Freguesia de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela
- Academia Sénior Vida por Vida da AHBVPG – Pedrógão Grande
- Universidade Sénior da União das Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande
- ARPIAC – Academia Cultural Sénior de Agualva-Cacém
- Universidade Sénior do Entroncamento
- Universidade Sénior de Vila Franca de Xira
- Universidade Sénior D. Dinis – Joane
- Academia dos Saberes – CMLoures
- Universidade da Terceira Idade de Alenquer
- Universidade Sénior do Seixal
- Universidade Sénior de Santarém
- Universidade da Terceira Idade do Lumiar
- UTICA – Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja
- Universidade Sénior de Ermesinde
- Universidade Sénior de Gondomar
- Universidade Sénior de Odivelas
- Universidade Sénior Portela Sábios (Loures)
- Universidade Sénior de Pinhel
- Universidade Sénior dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa
O Concurso e os Vencedores
A abertura oficial do concurso contou com a atuação da Tuna Académica da UTIL e as intervenções institucionais do Presidente da RUTIS, Luís Jacob, do Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, e da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes. Estiveram também presentes a vogal da Educação, Joana Barata Lopes, e o escritor Nelson Mateus.
Após o sorteio das equipas, teve início o concurso, avaliado por um júri composto por elementos da RUTIS e que contou com a participação especial da escritora Alice Vieira. Durante o intervalo, os presentes puderam assistir a um pequeno filme produzido pela Universidade da Terceira Idade do Lumiar.
No final da competição, celebrou-se a vitória da Universidade da Terceira Idade do Lumiar, que conquistou o primeiro lugar do pódio. O segundo lugar foi atribuído à Universidade Sénior de Santarém, e o terceiro lugar à Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.
Este evento reforçou a importância da aprendizagem ao longo da vida e do espírito de comunidade entre as Universidades Seniores.
No Lumiar, crescemos juntos!