O mês de agosto coincide com o perÃodo férias da maioria dos portugueses. O merecido descanso após um ano de trabalho faz com que muitos se desloquem para fora da sua área de residência, impossibilitando a dádiva de sangue nos locais habituais. Porém, todos os doentes que necessitam de sangue e componentes sanguÃneos não vão de férias.
O sangue não se fabrica artificialmente, apenas o ser humano o pode doar. Em média, os hospitais portugueses necessitam de 1000 unidades de sangue e componentes sanguÃneos diariamente, sendo fundamental manter a estabilidade das dádivas.
Se é saudável, tem mais de 18 anos, mais de 50 Kg e tem comportamentos e hábitos de vida saudáveis, ajude-nos a salvar quem precisa.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação aguarda por si nos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Coimbra e Porto, de segunda a sábado, das 8H à s 19H30, mas são muitos os outros locais onde pode efetuar um dádiva de sangue. Assim, neste perÃodo o IPST realizará sessões de colheita em Unidades Móveis junto das praias e outros locais de veraneio, pretendendo chegar mais próximo daqueles que se deslocam. Saiba mais em www.ipst.pt
Neste perÃodo relembramos, Dar Sangue é um gesto simples, mas que pode não ter preço, salvar uma vida! Dar sangue pode fazer toda a diferença para alguém! Dê Sangue já, para que não falte. Contamos consigo! Em nome de todos os Doentes, o IPST agradece especialmente a todos os que efetuem neste perÃodo uma dádiva de sangue.