Vai decorrer de 15 a 17 de julho, no Largo da Igreja de São João Baptista, a I Feira Medieval do Lumiar, que oferece à cidade de Lisboa três dias de recriações históricas, música e animação.
Esta é mais uma iniciativa da Junta de Freguesia do Lumiar, integrada nas Comemorações dos seus 750 Anos, que de sexta a domingo traz ao Lumiar a recriação histórica da lenda da Relíquia de Santa Brígida, que se encontra, desde o século XIII até aos nossos dias, nesta Freguesia.
A I Feira Medieval do Lumiar vai contar ainda com a presença de diversas bancas que recriam o ambiente medieval para a venda de artesanato e uma zona de alimentação. Vão estar a decorrer no Largo da feira diversas atividades como música alusiva à época, malabarismo com fogo, animação do recinto, que inclui improvisações, rufos de tambores e cuspidores de fogo, saltimbancos, música moçárabe e danças do ventre, bem como um acampamento militar medieval, com treinos e combates apeados. A arte do encantador de serpentes, a arte da adivinhação, bem como um Cortejo Régio da Família Real e sua Corte pelas Terras do Lumiar, serão outros dos pontos altos destes três dias de regresso ao passado.
Como freguesia mais antiga do concelho de Lisboa, o Lumiar ambiciona trazer pessoas de todos os pontos do país, com o objetivo de dar a conhecer a sua história, as suas estórias e os seus 750 anos diversidade.