No momento em que comemora o seu 750.º Aniversário, enfatizando em particular a vivência e as práticas culturais como elemento agregador da efeméride, a Junta de Freguesia do Lumiar deliberou associar-se à campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), e atribuir um apoio à iniciativa no valor de € 2736,30. Este valor corresponde, simbolicamente, a um valor de 6 cêntimos por cada um dos 45.605 habitantes da Freguesia do Lumiar.
“A Adoração dos Magos” de Domingos António Sequeira, integra um conjunto de quatro óleos a que os especialistas se referem como parte integrante do seu “testamento” artístico, enquadrado no conjunto de obras da reta final de vida do pintor. De forma inédita em Portugal, não obstante ser prática comum em inúmeros países, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) lançou uma campanha de angariação por subscrição pública junto da sociedade civil, denominada “Vamos colocar este Sequeira no local certo” com vista à aquisição da obra ao atual proprietário.
Através desta iniciativa, em que ficaria assegurada a presença da obra na sua casa natural, o Museu Nacional de Arte Antiga, cada participante é convidado a doar o valor equivalente a 6 cêntimos por cada pixel em que a obra foi decomposta para efeitos desta campanha, correspondendo cada unidade ao valor imputável, em abstrato, a cada cidadão residente em Portugal.
Atenta a importância da matéria e a centralidade da obra na construção das coleções nacionais, várias são as autarquias locais que se têm associado à iniciativa, contribuindo para o sucesso da aquisição e assegurando para os seus cidadãos e cidadãs a possibilidade de usufruírem diretamente da obra de Domingos António Sequeira.