A Junta de Freguesia do Lumiar teve a honra de receber Sua Excelência José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, numa visita que reforçou os laços de cooperação, amizade e irmandade entre as comunidades cabo-verdiana e portuguesa.
Esta deslocação insere-se na terceira Presidência na Diáspora, após as realizadas nos Estados Unidos da América e em São Tomé e Príncipe, com o objetivo de fortalecer a proximidade com as populações cabo-verdianas espalhadas pelo mundo. Entre os dias 1 e 6 de junho, o Presidente José Maria Neves cumpre uma agenda intensa em Portugal, com foco nos setores da saúde, educação, desporto, cultura, empreendedorismo e cooperação, privilegiando o diálogo com a expressiva comunidade cabo-verdiana no país.
No dia 4 de junho, o Presidente da República de Cabo Verde visitou o Lumiar. O Presidente da Junta, Ricardo Mexia, e a Vogal Joana Barata Lopes acompanharam o Chefe de Estado numa reunião com a Associação Maense em Portugal (AMP).
Nesta ocasião, foi destacado o papel essencial da AMP na formação e inclusão dos cabo-verdianos em Portugal, assim como no desenvolvimento da ilha do Maio. A AMP, organização não governamental, sediada em Lisboa, tem como missão contribuir para a plena integração social e comunitária dos cabo-verdianos e de todos os que a procuram, promovendo iniciativas culturais, económicas e sociais que beneficiam tanto as comunidades na diáspora como a própria ilha do Maio.
Durante o encontro, foi oferecido ao Presidente José Maria Neves um livro sobre a freguesia do Lumiar, símbolo do reconhecimento pelo contributo da comunidade cabo-verdiana e da AMP para a riqueza cultural e social do território.
Esta visita representa um importante reconhecimento do trabalho da Associação Maense e reforça o compromisso da Junta de Freguesia do Lumiar com a diversidade, inclusão e valorização das culturas que enriquecem a nossa freguesia.
No Lumiar, crescemos juntos!