Nuno Varela Inspira com o seu percurso no ciclo de conversas “Ponto de Partida”

Novidades

19 de Fevereiro, 2025

Nuno Varela Inspira com o seu percurso no ciclo de conversas “Ponto de Partida”

Tags: Junta Juventude

 

A Biblioteca Maria Keil recebeu, no dia 6 de janeiro, a edição de fevereiro do Ciclo de Conversas com Jovens “Ponto de Partida”, organizado pelo programa DESCOLA. 

O protagonista desta conversa sobre cultura, arte e democracia cultural foi Nuno Varela, residente no Lumiar, que nos trouxe o tema “Sê um Kriativu”.

Conhecido nas redes sociais como @_varelah ou o “padrinho” do Hip Hop português, este jovem empreendedor falou sobre o papel transformador que a cultura Hip Hop teve na sua vida. Foi com este ponto de partida que encontrou a motivação e a força para criar vários outros projetos, sempre com o objetivo de impactar positivamente a comunidade e sobretudo os mais jovens. Um dos seus projectos mais conhecidos é o kriativu, um espaço localizado no Bairro do Armador, em Chelas, que oferece atividades e oportunidades para jovens, promovendo a criatividade, a inclusão e o desenvolvimento pessoal.

A sessão contou com a presença de vários moradores  jovens, de representantes de diversas instituições da Alta de Lisboa, da Directora Municipal da Cultura, Laurentina Pereira, da Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX), Edite Guimarães e da Vogal da Cultura da Junta de Freguesia do Lumiar, Madalena Pestana. Todos se deixara envolver e cativar pelo testemunho de vida e percurso profissional inspirador e repleto de significado. O Nuno Varela partilhou com os presentes as dificuldades que enfrentou ao longo do seu percurso, mas também a resiliência e a determinação que o levaram a superar obstáculos e a concretizar os seus projetos. A sua história é um exemplo vivo de que, com empenho e dedicação, é possível transformar ideias em realidade e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

 

Sobre o DESCOLA

O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa para a promoção da educação cultural nas escolas, com a parceria da Lisboa Cultura e da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia. Envolve equipamentos municipais culturais, entre museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques, na valorização da dimensão educativa do património cultural da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

As atividades propostas no DESCOLA estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não formal, têm como referência as orientações das Competências Chave do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, filiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovem o património cultural de Lisboa como campo de pesquisa, de participação, de questionamento e de criatividade.

A Junta de Freguesia do Lumiar agradece ao orador pela partilhar da sua experiência e por ser um exemplo de superação e criatividade na nossa comunidade.

No Lumiar crescemos juntos!