A Gebalis, em parceria com a Junta de Freguesia do Lumiar, apresentou no Lumiar o projeto Morar Melhor.
Este projeto, resulta de um plano de intervenções global para a recuperação e a reabilitação de vários bairros municipais em Lisboa sob a gestão da Gebalis. Terá continuidade até 2026 num compromisso conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e emerge do Plano Recuperação e Resiliência (PRR),
No Lumiar teremos reabilitações na Alta de Lisboa Sul, no Alto da Faia e em Telheiras.
Serão intervencionados dezenas de edifícios que resultarão numa melhoria das condições e qualidade de vida de centenas de famílias.
O programa tem uma forte componente social, que passa sobretudo pela manutenção e reforço da segurança da comunidade, assim como pelo necessário bem-estar geral da população, objetivos que vão ao encontro da missão da Gebalis.
Todas as obras, informa a Gebalis, vão melhorar as condições térmicas dos edifícios, de segurança, das condições de habitabilidade e do tempo de conservação dos lotes. Para tal, serão intervencionadas as coberturas e beirais, portas, fachadas dos lotes, caixilharias, além da requalificação de espaços interiores comuns e exteriores.
O início das empreitadas, afirma Fernando Angleu, presidente desta empresa municipal, “materializa, uma vez mais, o compromisso assumido pela Gebalis para com a Câmara Municipal de Lisboa e, sobretudo, para com os residentes nos bairros municipais, no sentido de aumentar o conforto habitacional e melhorar a sua qualidade de vida”.
Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o programa “Morar Melhor” terá intervenções em 478 edifícios, impactando 8 614 frações, e reabilitação direta de 1 545 casas em toda a cidade.
No Lumiar, já se fizeram três apresentações públicas deste projeto onde participaram, o Presidente da Gebalis, Fernando Angleu, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, e representantes da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta intervenção tem tido por parte da Junta de Freguesia do Lumiar um acompanhamento permanente, uma vez que, este projeto responde a necessidades habitacionais que esta autarquia local já tinha diagnosticado junto da população. Congratulamo-nos, por isso, com as obras que estão a decorrer, uma vez que resultarão em melhorias significativas para a população.
Crescemos juntos!