Reabilitação da Avenida Rainha Dona Amélia e Rua Ernesto da Costa

Novidades

19 de Agosto, 2024

Reabilitação da Avenida Rainha Dona Amélia e Rua Ernesto da Costa

No início de setembro começará a intervenção de reabilitação da Avenida Rainha Dona Amélia, umas das principais artérias viárias e pedonais da Freguesia do Lumiar.

A avenida Rainha Dona Amélia liga duas outras grandes artérias rodoviárias que são a Avenida Padre Cruz à Alameda das Linhas de Torres, ambas com elevado tráfego.

A avenida Rainha Dona Amélia, tem uma extensão de aproximadamente 600 metros e, na sua envolvente imediata, habita uma grande fatia de população com idade igual ou superior a 65 anos, assim como muitas pessoas com mobilidade reduzida. A Junta de Freguesia do Lumiar congratula-se com a requalificação desta avenida pois entende que responde a uma aspiração de longa data de uma população com reais e evidentes necessidades de facilitação na mobilidade para que o seu dia-a-dia seja melhor.

Objetivos da intervenção:
As prioridades de intervenção centram-se na melhoria das condições de segurança e de acessibilidade pedonal do espaço público.

Procura-se a melhoria consistente das condições de circulação para todos os peões e a melhoria da convivência dos diferentes tipos de modos e utilizadores através de:

  • Introdução de medidas de acalmia de tráfego;
  • Introdução de canais pedonais funcionais e adequados, passeios mais confortáveis e maior acessibilidade.

A área total desta obra será de 18.000 m2 e terá um prazo de execução de 180 dias, sendo o valor de empreitada superior a 700.000,00€.

Clique AQUI para conhecer mais detalhes desta empreitada.

 

No seguimento da intervenção nesta via, será iniciada uma melhoria de acessibilidades na Rua Ernesto da Costa.

Esta rua começa na Avenida Rainha Dona Amélia, é paralela à Avenida Padre Cruz e permite o acesso à Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).

O melhoramento das condições da Rua Ernesto da Costa têm sido reivindicadas pelos membros da ADFA há vários anos. Permitirá uma ligação segura da sede da ADFA às instalações do Lar Militar da Cruz Vermelha, na Avenida Rainha Dona Amélia. É pois, com regozijo que agora anunciamos esta empreitada.

No dia 23 de julho, o vereador lisboeta Ângelo Pereira, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia e o presidente da Direção Nacional da ADFA, Nuno Santa Clara Gomes reuniram-se na sede desta associação para ali assinar e anunciar a celebração do contrato da empreitada (ver galeria).

A requalificação da Rua Ernesto da Costa terá como base o melhoramento das condições de acesso e segurança pedonal. Consistirá, por exemplo, em reabilitar os passeios em cubo de vidraço e cubo de granito, já bastante deformado e polido. Atualmente os utentes com mobilidade reduzida, que se deslocam em cadeiras de rodas são obrigados a circular pelas vias em betuminoso, algo que representa um esforço intenso e com vários riscos no que diz respeito à sua segurança. Uma situação que será ultrapassada, como anunciado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Ricardo Mexia, pois esta obra trará “passeios acessíveis a todas as pessoas, ilhas refúgio a meio da rodovia, para tornar os atravessamentos pedonais mais confortáveis e passadeiras sobrelevadas que também incentivem à redução da velocidade”. Em suma, assume que estas obras visam dar mais “acessibilidade e segurança” aos membros da ADFA.

A intervenção na Rua Ernesto Costa, irá decorrer em simultâneo com o projeto de Requalificação da Av. Rainha D. Amélia, integrado no Programa “Há Vida no Meu Bairro”, criado e impulsionado pela SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E.M., S.A, entidade pública responsável por todas as obras.