Reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa

Novidades

19 de Julho, 2024

Reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa

Tags: Cidadão Junta Mensagem Ocorrências Presidente Serviços

No passado dia 17 de julho a reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa,  centrada na população das freguesias do Lumiar e de Santa Clara, decorreu no pavilhão desportivo da Escola Secundária do Lumiar,

As reuniões descentralizadas levam o executivo camarário às freguesias para ouvir “mais de perto” os munícipes sobre a cidade. Servem, como referido pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para “ouvir e resolver” os problemas que afetam os residentes nas freguesias, promovendo a proximidade e participação dos cidadãos.

Nesta reunião 10 fregueses do Lumiar e outros 10 de Santa Clara puderam expor as suas questões. Cada freguês coloca uma ou mais questões às quais o Presidente da Câmara ,ou o vereador com o pelouro correspondente à temática, contando com o apoio dos serviços que também se encontram presentes, respondem.

Referente ao Lumiar, destacamos o compromisso do Executivo da Câmara Municipal de Lisboa de que, até ao final do Verão, deverão ser demolidos mais dois prédios do antigo Bairro da Cruz Vermelha. Os prédios ainda existentes, afirmou a vereadora Filipa Roseta, têm algumas famílias residentes que a câmara está a acompanhar em permanência no processo de realojamento. “Cada vez que um prédio é desocupado é para ser demolido”- garantiu.

No que diz respeito à carrinha de consumo assistido no local, e a alegada questão de insegurança, por vezes percepcionada — outra questão levantada por uma moradora.— ouvimos da Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde, que “Temos um novo local para a carrinha”, com as “condições adequadas”, “já autorizado pela PSP”, lembrando a colaboração da Junta de Freguesia do Lumiar na identificação do espaço.

Ângelo Pereira, vereador da Estrutura Verde afirmou que está em fase de lançamento a empreitada de intervenção no Parque Oeste, que vai permitir melhorar as condições e reparar as atuais deficiências, relembrando que têm acontecido “intervenções pontuais” neste local.

O ruído do EixoN/S sobre os novos prédios da Alta de Lisboa foi outra preocupação apontada pelos moradores desta zona. Para que sejam adotadas medidas de redução do impacto sonoro, causado pelo Eixo Norte Sul, a câmara vai insistir junto da empresa Infraestruturas de Portugal, que assegure uma solução, garantiu ainda Carlos Moedas.

Nesta reunião estiveram presentes os Presidentes de Junta do Lumiar, Ricardo Mexia, e de Santa Clara, Maria da Graça Pinto Ferreira.

Os Presidentes tiveram oportunidade de intervir no final, sendo que o Presidente de Junta do Lumiar deu nota das boas obras que estão a acontecer na freguesia como por exemplo a intervenção e requalificação da Rua Manuel Valadares e Azinhaga da Cidade. Esta importante obra coloca um ponto final à obra para ali projectada, que era um parque de rebocados. Agora será um parque de estacionamento Navegante exclusivo a residentes e ainda uma zona de usufruto para a população, para a qual será feita uma consulta pública à população a ser realizada brevemente.

O Presidente da Junta de Freguesia, elogiou também as opções da Câmara Municipal, em ter uma cidade mais sustentável e amiga do ambiente e pelas opções que tem feito na construção de ciclovia e do novo circuito ciclopedonal da Calvanas, que será inaugurado em breve. Estas opções da Emel e da Câmara Municipal de Lisboa vão de encontro com as políticas de mobilidade e sustentabilidade da Junta de Freguesia do Lumiar.