Festival de Telheiras — 15 anos de uma comunidade viva

Feiras

20 de Junho, 2025

Festival de Telheiras — 15 anos de uma comunidade viva

Festival de Telheiras — 15 anos de uma comunidade viva, de um bairro ativo e de um festival de sucesso!

De 23 de maio a 1 de junho, Telheiras voltou a afirmar-se como um dos polos mais ativos e dinâmicos de Lisboa com a 15.ª edição do Festival de Telheiras, um evento que une cultura, participação cidadã, comércio local e muita animação.

Organizado pela Parceria Local de Telheiras e pela Junta de Freguesia do Lumiar, o festival voltou a abrir as portas do bairro a toda a cidade, numa demonstração do que é possível alcançar quando instituições, moradores e associações caminham lado a lado.

Mais do que um evento cultural, o Festival de Telheiras é um verdadeiro exemplo de envolvimento comunitário e de cooperação entre diversas entidades, que ao longo de uma semana proporcionaram uma programação diversificada, para todas as idades. Concertos, oficinas, feiras, atividades para crianças, momentos de partilha e até debates sobre temas atuais marcam um festival que, ano após ano, se consolida como uma marca da identidade local.

A abertura aconteceu com o emblemático Festival no Jardim (23 a 25 de maio), que transformou o jardim Prof. Francisco Caldeira Cabral, à saída do metro, num ponto de encontro vibrante. Com concertos ao ar livre, comes e bebes, a popular Feira da Tralha, atividades do Festival Mental e espaços dedicados às crianças, os primeiros dias mostraram desde logo a diversidade e qualidade da oferta cultural do festival.

Um dos pontos altos foi o concerto do aclamado cantor e compositor Janeiro, que subiu ao palco no dia 24 de maio, à noite. Com uma sonoridade que cruza MPB, canção portuguesa, jazz e eletrónica, o artista encantou o público com temas do seu mais recente álbum, Fugacidade (2024), num espetáculo que encheu o jardim de emoções e comunhão.

Durante a semana (26 a 30 de maio), foi a vez do Festival no Bairro ocupar diferentes espaços de Telheiras, com atividades organizadas por associações locais, escolas, moradores e comerciantes. Destaque para as Noites de Fados, jantares comunitários, workshops criativos e iniciativas que envolveram ativamente o comércio local, tornando cada rua e cada espaço num ponto de encontro para partilhar saberes e experiências.

O encerramento do festival, no fim de semana de 31 de maio e 1 de junho, ficou marcado pela 3.ª edição do Arraial Telheiras Norte, uma celebração comunitária, que cresce de ano para ano, e que já é uma das mais aguardadas do festival. Além do tradicional bailarico e das tasquinhas, o evento contou com o ReCoopera, espaço de partilha de conhecimentos onde voluntários ensinam a reparar objetos do dia a dia — de eletrodomésticos a joias, de bicicletas a móveis — promovendo a economia circular e a sustentabilidade.

Ao longo de todo o festival, foi também possível visitar as bancas e sedes das entidades da Parceria Local de Telheiras, num convite a conhecer melhor os projetos e organizações que, todos os dias, trabalham para dinamizar e melhorar a vida no bairro.

“A Junta de Freguesia do Lumiar volta a afirmar com este evento o seu compromisso com a participação cívica, a cultura de proximidade e a construção de uma freguesia mais coesa e viva”- afirmou o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia, na sua intervenção aquando do primeiro dia do festival.

O sucesso desta 15.ª edição demonstra a importância de continuar a investir em eventos que colocam as pessoas no centro, celebrando o que de melhor se faz localmente, com os olhos postos no futuro.

Este festival mostrou, uma vez mais, que quando se juntam vontades, talento e espírito comunitário, o resultado é muito mais do que um festival — é um movimento vivo de pertença, cidadania e cultura partilhada.

No Lumiar crescemos juntos!