O Lumiar tem um novo mural de Street Art

Novidades

19 de Julho, 2024

O Lumiar tem um novo mural de Street Art

Tags: Cultura Desenvolvimento Comunitário Juventude Lazer

Já conhece o novo mural de Street Art no Lumiar?

“Arte é premissa” é o nome de um mural localizado em Telheiras, por baixo da Rua Prof. Vieira de Almeida, que reuniu 12 artistas para darem uma nova vida às paredes brancas deste espaço.

Os artistas António Paté, Brito Atrofio, Éola Lopes, Gil Oliveira, Leonor Pêra, Leonor Pupo, Madalena Serôdio, Matilde Feitor, Miguel Basto, Rosa Aboim Inglez, Tomás Frusoni e Vasco Olino uniram-se e criaram uma obra conjunta que pode agora ser apreciada por todos.

No dia 18 de julho, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia e a Vogal da Cultura, Madalena Pestana convidaram várias associações e projectos culturais do Lumiar a estar presentes num momento de network cultural no local. Foi celebrada esta iniciativa e parabenizados os artistas num ambiente de descontração e convivío. Foi também realçada a importância de iniciativas como estas e o papel que a junta pode ter ao incentivar mais parcerias deste género. O Lumiar tem apostado na criação artística e na diversificação cultural e incentivado à criação.

Marcaram presença, entre outros, a ART (Associação de Residentes de Telheiras), a ARAL  e o seu Centro Periférico, a Associação de Jovens Artistas Portugueses, a Safra, a Maumaus –  Lumiar Cité, coletivos de artistas e artistas individuais que puderam conhecer esta obra e trocar ideias e projetos com vista à colaboração.

A Junta de Freguesia do Lumiar esteve desde o primeiro minuto envolvida neste projeto agregando esforços e reunindo condições para que esta ideia, que partiu de um coletivo de 12 artistas, pudesse ver a luz do dia. Um agradecimento aos artistas, às tintas Magjacol, ao Centro Periférico e à Galeria de Arte Urbana por colaborarem num projeto de alto valor artístico.

O momento tornou-se ainda mais especial com a construção, por parte dos 12 artistas, de um campo de boccia a pedido da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APCL) sediada nas mediações deste mural. A utilidade pública deste projeto foi assim redobrada.

Crescemos juntos!