Já conhece o novo mural de Street Art no Lumiar?
“Arte é premissa” é o nome de um mural localizado em Telheiras, por baixo da Rua Prof. Vieira de Almeida, que reuniu 12 artistas para darem uma nova vida à s paredes brancas deste espaço.
Os artistas António Paté, Brito Atrofio, Éola Lopes, Gil Oliveira, Leonor Pêra, Leonor Pupo, Madalena Serôdio, Matilde Feitor, Miguel Basto, Rosa Aboim Inglez, Tomás Frusoni e Vasco Olino uniram-se e criaram uma obra conjunta que pode agora ser apreciada por todos.
No dia 18 de julho, o Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia e a Vogal da Cultura, Madalena Pestana convidaram várias associações e projectos culturais do Lumiar a estar presentes num momento de network cultural no local. Foi celebrada esta iniciativa e parabenizados os artistas num ambiente de descontração e convivÃo. Foi também realçada a importância de iniciativas como estas e o papel que a junta pode ter ao incentivar mais parcerias deste género. O Lumiar tem apostado na criação artÃstica e na diversificação cultural e incentivado à criação.
Marcaram presença, entre outros, a ART (Associação de Residentes de Telheiras), a ARAL e o seu Centro Periférico, a Associação de Jovens Artistas Portugueses, a Safra, a Maumaus – Lumiar Cité, coletivos de artistas e artistas individuais que puderam conhecer esta obra e trocar ideias e projetos com vista à colaboração.
A Junta de Freguesia do Lumiar esteve desde o primeiro minuto envolvida neste projeto agregando esforços e reunindo condições para que esta ideia, que partiu de um coletivo de 12 artistas, pudesse ver a luz do dia. Um agradecimento aos artistas, à s tintas Magjacol, ao Centro Periférico e à Galeria de Arte Urbana por colaborarem num projeto de alto valor artÃstico.
O momento tornou-se ainda mais especial com a construção, por parte dos 12 artistas, de um campo de boccia a pedido da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APCL) sediada nas mediações deste mural. A utilidade pública deste projeto foi assim redobrada.
Crescemos juntos!