Oferta de Transportes e Mobilidade
A mobilidade sustentável e a oferta adequada de transportes são áreas prioritárias para a Junta de Freguesia do Lumiar.
A promoção dos modos de mobilidade suave e a boa convivência entre automobilistas, ciclistas, peões e restantes utilizadores do espaço público são uma preocupação constante para a Junta, que colabora com diversos atores públicos e privados na criação de uma freguesia segura, bem servida de transportes e onde as deslocações internas e externas sejam fáceis e acessíveis para todos.
As acessibilidades estão também no centro das nossas atenções, sendo o objetivo máximo da Junta garantir que é possível a qualquer pessoa, independentemente das suas limitações de mobilidade, poder deslocar-se sem dificuldades a qualquer zona do Lumiar.
Nestas áreas, destacam-se as seguintes ofertas e iniciativas:
Mobilidade em Bicicleta
A mobilidade em bicicleta é uma das grandes apostas das cidades para o futuro, com grandes vantagens ao nível da diminuição da poluição e melhoria da qualidade do ar, da saúde dos utilizadores, do descongestionamento de tráfego, da economia, do aumento da segurança rodoviária e da criação de redes e laços sociais.
A freguesia do Lumiar encontra-se já servida de várias ciclovias que permitem uma segura circulação dentro da freguesia e as ligações ao resto da cidade, nomeadamente as ciclovias da Alameda das Linhas de Torres e a ciclovia que percorre Telheiras, bem como a ligação entre estas duas através da ligação Rua Prof. Fernando da Fonseca – Rua Francisco Stromp, e a ciclovia da Estrada do Lumiar.
A Junta de Freguesia do Lumiar irá continuar a trabalhar com a Câmara Municipal de Lisboa para que esta rede seja expandida e possa chegar a zonas da freguesia que ainda se encontram carenciadas a este nível, como a Alta de Lisboa, o Alto da Faia e a Quinta do Pisany.
A rede do sistema partilhado de bicicleta de Lisboa, a Gira, encontra-se também implementada na nossa freguesia, permitindo uma fácil deslocação em bicicleta entre as zonas já servidas por este serviço, bem como a ligação à restante cidade de Lisboa.
No entanto, à semelhança da rede de ciclovias, existem várias zonas da freguesia que ainda não são servidas pela rede Gira, nomeadamente a Alta de Lisboa, o Alto da Faia e a Quinta do Pisany/Paço do Lumiar. A Junta de Freguesia do Lumiar continuará a trabalhar em articulação com a EMEL para que estas carências possam ser suprimidas e seja possível a qualquer freguês ou visitante do Lumiar utilizar este sistema de forma fácil e acessível.
Para além destes serviços e infraestruturas, a Junta de Freguesia do Lumiar desenvolve um trabalho constante de promoção da utilização da bicicleta, através da sensibilização e organização de eventos relacionados com o tema, como o Bike to Work Day, a Semana Europeia da Mobilidade e a Rua Escolar Ativa.
Autocarros
A freguesia do Lumiar encontra-se servida por um elevado número de carreiras da Carris:
- 206 – Cais Sodré – Odivelas
- 207 – Cais Sodré – Fetais
- 703 – Charneca – B. Sta. Cruz
- 717 – Pç. Chile – Fetais
- 736 – Rossio – Odivelas
- 747 – Campo Grande (Metro) – Pontinha (Metro)
- 767 – Campo Mártires Pátria – Reboleira (Metro)
- 768 – Cidade Universitária – Qta. Alcoutins
- 778 – Campo Grande (Metro) – Colégio Militar (Metro)
- 796 – Campo Grande (Metro) – Galinheiras
- 798 – Campo Grande (Metro) – Galinheiras
Tem ainda a ligação a várias carreiras da Carris Metropolitana, nomeadamente através das estações localizadas no topo da Calçada de Carriche.
No entanto, também a este nível se identificam algumas carências, em especial na zona da Alta de Lisboa, e a Junta de Freguesia do Lumiar trabalhará com as entidades competentes para suprir as carências identificadas e dar respostas às necessidades da população.
De destacar são também as Carreiras de Bairro que circulam na freguesia. Estas carreiras têm a particular de ser trajetos curtos e de proximidade, que permitem aos fregueses a acesso aos pontos mais importantes da freguesia, através de percursos circulares ou “vai-vem”.
No Lumiar estão disponíveis as Carreiras de Bairro:
Amarelo - Mobilidade Escolar
Amarelo
É um projeto de mobilidade escolar promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela CARRIS, com o apoio das Juntas de Freguesia, para promover a utilização das carreiras de bairro da CARRIS nas deslocações para a escola, de modo a criar hábitos mais sustentáveis nas novas gerações e inverter a tendência de utilização do transporte individual.
O Amarelo é um projeto integrado nos objetivos do Projeto Europeu UPPER, com vista a promover a utilização dos transportes públicos nas cidades europeias.
Como Participar
- Inscreva AQUI o seu educando
- Indique a paragem de entrada
- Indique o seu horário de preferência
- Deixe o seu educando na paragem e hora indicadas e ele chegará de Amarelo à escola
Como Funciona
Destinado a alunos do JI/1º e 2º ciclos, o projeto pretende dar a conhecer as linhas de autocarro que servem a escola nos horários de entrada e garantir um serviço de monitores a bordo, em carreiras selecionadas. Para tal, os Encarregados de Educação devem inscrever o seu educando na página da Câmara Municipal de Lisboa indicando a paragem e hora de entrada no autocarro da CARRIS (apenas nos que têm esse serviço e em horários de entrada na escola) e deverá estar na paragem à hora da passagem do autocarro. A partir desse momento, será entregue ao monitor responsável que o irá levar à escola.
Este é um serviço gratuito, o aluno apenas precisa de ter passe válido e deverá validar sempre que utiliza o serviço.
O AMARELO abrange o horário de entrada na escola e está disponível todos os dias do calendário escolar.
Trajetos, Carreiras e Inscrições (com monitor) no Lumiar
Lumiar – Carreira 45B
Mais informação:
Metropolitano
O Lumiar é servido pelas seguintes estações de Metro:
- Lumiar
- Campo Grande
- Quinta das Conchas
- Telheiras
As linhas que circulam no Território são:
- Linha Verde
- Linha Amarela
Pode consultar o Mapa e Diagrama da Metropolitano de Lisboa AQUI e o Horário e frequência das linhas AQUI.
Apesar de ser uma freguesia servida por várias estações de Metro, a ameaça da implementação da linha circular, consequência do Plano de Expansão e Modernização do Metropolitano de Lisboa da Metropolitano de Lisboa, põe em causa o acesso da população do Lumiar ao centro da cidade.
A Junta de Freguesia do Lumiar continuará a fazer pressão junto do Governo para que esta solução não se torne uma realidade e, em alternativa, se adote a linha em laço, que minimizará os efeitos negativos da nova configuração da rede do Metro para a população da nossa freguesia.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro