
As juntas de freguesias podem criar unidades locais de proteção civil para sensibilizar e informar a população local e apoiar a gestão de ocorrências, como incêndios, no âmbito da transferência de competências para as autarquias. As unidades locais de proteção civil, presididas pelo Presidente da Junta de Freguesia, podem ser constituídas por iniciativa da Junta de Freguesia, após parecer favorável da comissão municipal de proteção civil.
Estas unidades locais participam na avaliação das vulnerabilidades, na sensibilização e informação público e no apoio à gestão de ocorrências, nos termos definidos nos planos de emergência.
Nesse sentido, promovemos a criação da Unidade Local de Proteção Civil do Lumiar junto da comissão municipal de proteção civil e, estamos a desenvolver o Plano Local de Emergência para a Freguesia, em articulação com o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Lisboa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.
Comprometemo-nos a:
- Manter uma relação estreita com as forças policiais, nomeadamente com a Polícia de Segurança Pública e com a Polícia Municipal;
- Manter uma relação estreita com o grupo de Voluntários de Telheiras;
- Propor à CML medidas de segurança face aos riscos inventariados;
- Elaborar planos prévios de intervenção, dar formação e propor a execução de exercícios e simulacros que contribuam para uma atuação eficaz de todas as entidades intervenientes nas ações de proteção civil;
- Realizar ações de sensibilização para questões de segurança da população face aos riscos e cenários previsíveis;
- Promover campanhas de informação sobre medidas preventivas;
- Fomentar o voluntariado em proteção civil – como o projecto Lumiar Proteje;
- Indicar, na iminência de acidentes graves ou catástrofes, as orientações, medidas preventivas e procedimentos a ter pela população, para fazer face à situação;
- Planear apoio logístico a prestar às vítimas e às forças de socorro em situação de emergência;
- Organizar o piquete da junta de Freguesia, dotado do material necessário e das competências adequadas para resposta em situações de intempérie.
Plano de Emergência para Lisboa - Como agir
A segurança de todos é uma prioridade. Foram já implementadas diversas medidas para garantir uma resposta eficaz em situações de emergência, incluindo a definição de pontos de encontro estratégicos e a partilha de informações essenciais para a população.
Para que cada um saiba como agir, partilhamos o Plano de Emergência de Lisboa, um recurso fundamental para entender os procedimentos a seguir em caso de necessidade.
No Lumiar, destacamos os locais de encontro definidos, onde a população pode reunir-se em segurança. Consulte as indicações e esteja preparado para qualquer eventualidade.
A informação salva vidas. Consulte o plano e partilhe-o com quem precisa!



