PROJETO RADAR – POPULAÇÃO COM MAIS DE 65 ANOS

Logo

O projeto RADAR, uma parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com a Câmara Municipal, com as Freguesias da cidade, com as forças de segurança e com as autoridades de saúde e outras entidades públicas, tem vindo a reforçar o acompanhamento de população sénior com mais de 65 anos em situação de isolamento, permitindo identificar alterações de rotinas e necessidade de apoio social e de saúde.
Qualquer cidadão pode colaborar na identificação de situações de risco, contactando o projeto por telefone ou email através dos contactos 213 263 000 ou projetoradar@scml.pt
Para além das respostas da SCML, na Freguesia do Lumiar dispomos ainda de um quadro de respostas sociais para a população residente
*Universidade da Terceira Idade do Lumiar (UTIL)* – dinamiza e organiza, com caráter regular, atividades de aprendizagem e ensino informal, culturais, recreativas, desportivas e de convívio, para e com a população sénior (mais de 55 anos).
Informações: util.geral@jf-lumiar.pt ou 210 994 199.
*Consulta de Psicologia e acompanhamento psicológico* – despiste de alterações ao nível do funcionamento da memória e outras funções cognitivas, e desenvolvimento e implementação de programas de intervenção, visando promover a independência e
autonomia do sénior bem como as suas competências cognitivas.
Contactos para atendimento, mediante marcação prévia: 96 4574284 ou 210 515 357
*Atendimento social* – resposta a problemas relacionados com situações de exclusão social que afetem indivíduos e famílias residentes na freguesia.
Marcações no Edifício Sede da J.F. do Lumiar (3.ª feira, 10h00-12h30) e no Centro de Artes e Formação (5.ª feira, 14h30-16h30).
*Serviço de Encaminhamento Jurídico* – esclarecimentos sobre canais aptos a resolver os seus problemas de natureza jurídica e encaminhamento para as instâncias competentes. Atendimento feito mediante marcação prévia.
*Centro de Convívio do Paço do Lumiar* – apoio a atividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa de pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, residentes na freguesia. Inscrição mediante marcação de
atendimento social na Junta de Freguesia do Lumiar.
Sexta-feira 23 Julho 2021
Desenvolvimento Social Notícias Sem categoria