Bom Vizinho, Bom cidadão | Biblioteca Maria Keil | As fotos

26 de Abril, 2016

Bom Vizinho, Bom cidadão | Biblioteca Maria Keil | As fotos

O Centro de Dia do Centro Social da Musgueira, foi alvo de uma atividade intergeracional de promoção de comportamentos de cidadania e segurança, organizada e dinamizada por parceiros do Grupo da Segurança do Grupo Comunitário da Alta de Lisboa, do qual a Polícia Municipal é parceira.

Esta ação, designada “Bom Vizinho, bom Cidadão”, juntou cerca de 80 participantes: 40 crianças do Centro Social da Musgueira e da Biblioteca Maria Keil da Junta de Freguesia do Lumiar e 40 idosos do Centro de Dia. A atividade teve como objetivo promover comportamentos de segurança, cidadania e de boa vizinhança entre as gerações mais novas e as gerações mais velhas, através da realização de dinâmicas e jogos que possibilitassem a boa convivência entre ambas.

As equipas tiveram oportunidade de experimentar os segways dinamizados pela equipa de policiamento comunitário da PM. Os participantes, para além de terem tido oportunidade de conversar com os técnicos de higiene urbana da J.F. Lumiar e de experimentarem os instrumentos de recolha de lixo e varredura, jogaram a um jogo muito familiar para os mais velhos – o jogo da malha, dinamizado pela técnica do Departamento de Desenvolvimento Social da C.M. Lisboa. No final da atividade, com a ajuda da equipa de policiamento comunitário da PM e da equipa de policiamento de proximidade da PSP, foi feita uma revisão de todas as regras de cidadania e segurança, as quais foram coladas num placard, para não serem esquecidas. A atividade terminou com um lanche e entrega de certificados, os quais foram disponibilizados pela Gebalis em nome do Grupo da Segurança, de “Bom Vizinho, bom cidadão”.