Celebrar 750 anos de História de uma Freguesia impõe que se ultrapassem as respectivas fronteiras.
Ao longo de quase oito séculos, muitos foram os contactos com outros espaços, muita foi a mobilidade humana, muitas foram as condicionantes polÃticas resultantes de um processo dinâmico que faz da Freguesia um elemento vivo do todo nacional.
Assim aconteceu na Freguesia do Lumiar – freguesia que é o testemunho visivel da evolução do poder local, desde as primeiras ligações à Paróquia, como centro aglutinador das populações até à posterior organização civil, nas diversas variantes que resultaram das sucessivas reformas administrativas.
Assumindo-se como paradigma da referida evolução, a Junta de Freguesia do Lumiar, com a colaboração da Academia Portuguesa da História, propõe-se abordar algumas das problemáticas decorrentes dos aspectos enunciados e que, em termos cronológicos, acompanham a própria História de Portugal. Mas porque integramos um território ibérico e porque, ontem como hoje, não vivemos isolados dos restantes espaços peninsulares, importa desenvolver uma história comparada, confrontando estas realidades, ao longo dos tempos, nesses mesmos espaços. E, evocando todos aqueles e aquelas que, da Freguesia do Lumiar e de tantas outras espalhadas pelo reino, partiram, desafiando a sorte, para as terras de além-mar, impõe-se trazer igualmente os ecos dos modelos para ali transferidos e a sua posterior evolução.
Com estes objectivos, abrimos estes dias de trabalho a estudiosos destas áreas temáticas, na convicção de que a sua participação ajudará a construir, partindo da realidade local, uma História Geral que ajude a conhecer e valorizar o contributo dado por cada freguesia, por cada municÃpio, no evolução secular de Portugal, em contexto peninsular e em projecção além-mar.
Datas:Â 15, 16 e 17 de setembro
Local: Academia Portuguesa da História
Organizadores: Junta de Freguesia do Lumiar e Academia Portuguesa da História
Consulte aqui o Programa.