No mês de Outubro, um grupo de 55 seniores da nossa freguesia, passou 3 dias no Gerês, região de uma enorme riqueza cultural e paisagística. O parque nacional da Peneda-Gerês foi criado em 1971 sendo a única área protegida do país com este estatuto. Pelo Gerês existem velhas casas senhoriais, torres e pontes medievais onde cada coisa tem uma história para contar; os templos de vários estilos, riachos de águas puras, paisagens deslumbrantes, aldeias típicas, convivência com os pastores, o gado barrosão e os prados e lameiros sempre verdes e as romarias.
Apostados em aproveitar o fim de semana em pleno o grupo visitou, o Centro de Artesanato Seixos Brancos – Artes e Ofícios Tradicionais; o Núcleo Museológico de Campo do Gerês (Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna / Porta de Campo do Gerês e Museu da Geira); passou pelas barragens de Vilarinho da Furna e da Caniçada e pela marina de Rio Caldo. Visita guiada à Basílica de S. Bento da Porta Aberta, à aldeia de Stª Isabel do Monte e ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia e aos espigueiros do Soajo.
Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles.
Miguel Torga, Diário VII (1955)