Lisboa é Linda: Programa de Voluntariado

Teve lugar no dia 18 de março, no Jardim de Inverno da EMEL, junto à Quinta das Conchas e dos Lilases, a apresentação do projeto de voluntariado “Lisboa é Linda”. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que que contou com a presença dos vereadores dos Direitos Sociais, João Afonso, da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro e do presidente da junta de Freguesia do Lumiar, Pedro Delgado Alves.

Lisboa é Linda insere-se no âmbito da Capital Europeia do Voluntariado, resultante do repto lançado por um munícipe numa reunião descentralizada da CML na freguesia do Lumiar. Tem por objetivo o envolvimento dos cidadãos lisboetas na sensibilização e monitorização do espaço envolvente à sua residência, potenciando o trabalho dos moradores que é desenvolvido em cada freguesia.

O Lumiar é pioneiro no arranque desta primeira fase do Lisboa é Linda mas a intenção é, segundo Duarte Cordeiro, que dê inicio ao aparecimento de muitos projetos idênticos na cidade e se alargue às restantes 23 freguesias de Lisboa. Para o vereador este exemplo de participação dos cidadãos dá corpo à ideia de trabalho de equipa e espaço ao cidadão para que se envolva na mudança da cidade e da sua imagem.”

Pedro Delgado Alves congratulou-se pelo facto da sua freguesia, a maior da cidade, ser a primeira a acolher uma iniciativa que é uma prova do sucesso do trabalho conjunto dos cidadãos, freguesias e autarquia na gestão do espaço público, dando um exemplos de boas práticas para “replicar no futuro”.

Projeto que envolve os cidadãos- Lisboa Capital Europeia do Voluntariado

O projeto de voluntariado “Lisboa é Linda” é mais uma peça importante do trabalho desenvolvimento pela autarquia no sentido de envolver voluntariados na vida da cidade, que fica marcado pela atribuição ao município do prémio de Capital Europeia do Voluntariado em 2015.

Para João Afonso, a capital portuguesa é já um exemplo para a Europa nesta matéria. O vereador, um “filho” da freguesia do Lumiar, considera que o Lisboa é Linda irá provar como um pequeno gesto de cada um nós constitui para o ato de voluntariado. E “Lisboa é Linda aqui no Lumiar mas sê-lo-á em toda a cidade com o contributo de cada um nós”, acrescentou.

Veja aqui o vídeo de apresentação do projeto “Lisboa é Linda”