Lagarta do Pinheiro – Processionária

A Junta de Freguesia do Lumiar procedeu a várias intervenções para eliminar a praga da Lagarta do Pinheiro, nomeadamente, nos jardins da Alameda Roentgen, na Rua Abel Salazar e na Prof. António de Sousa Franco.

A processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) é um inseto desfolhador que parasita todas as espécies de Pinus e Cedrus, podendo provocar o enfraquecimento das árvores. Tem o nome popular de processionária – nome que vem da palavra “procissão” – pois numa fase do seu ciclo de vida, as lagartas descem dos ninhos e deslocam-se em fila indiana, à procura de um local para se enterrarem.

Neste sentido e uma vez que o contacto com os pelos urticantes das lagartas poderá provocar o aparecimento de alterações no aparelho respiratório ou alergias em pessoas e animais, que se podem manifestar através de irritações na pele e olhos, foram efetuadas várias intervenções, nomeadamente, nos jardins da Alameda Roentgen, na Rua Abel Salazar e na Prof. António de Sousa Franco.

Cuidados a ter:

  • Nunca deve tocar nas lagartas se não tiver equipamento de proteção (luvas, máscara e óculos).
  • Caso verifique o aparecimento de irritações na pele e olhos, sobretudo em crianças e animais, deverá dirigir-se de imediato ao posto médico / veterinário mais próximo.