EU e os OUTROS | Diz não às drogas | CAF

O Centro de Artes e Formação, está a implementar um projeto desde Outubro de 2016, promovido pela Equipa conjunta de Prevenção das Taipas e da Unidade de Alcoologia, do Ministério da Saúde. Este projeto pretende desenvolver competências pessoais e sociais, abordando temáticas como: alimentação, gestão de conflitos, preconceitos, relações afetivas, a violência doméstica, algumas questões ligadas à sexualidade (IST – Infeções Sexualmente Transmissíveis, métodos contracetivos, gravidez na adolescência, etc.) e substâncias psicoativas.
O “Eu e os Outros” funciona como um jogo, tem por base 8 histórias em suporte eletrónico, em que o objetivo é conduzir um grupo de personagens, mediante um conjunto de decisões partilhadas, na resolução de problemas do dia-a-dia. As histórias estão organizadas por parágrafos, no fim dos quais os jogadores, assumindo o papel de personagem principal, são confrontados com várias opções, das quais podem escolher apenas uma.
O CAF está a aplicar a história “Amizade”, com dois grupos de jovens, entre os 10 e os 12 anos e os 13 e os 16 anos.

O projeto tem permitido fortalecer as relações entre os técnicos e jovens e o jogo tem sido encarado pelos jovens, não só como uma forma atrativa de obter conhecimentos, mas também como um meio para dialogar, partilhar dúvidas e treinar a tomada de decisões.

Este vídeo procura alertar para as consequências do consumo de substâncias psicoativas e foi realizado durante uma sessão deste projeto. Todos os textos apresentados são da autoria dos jovens.

Veja o vídeo aqui.

Quarta-feira 1 Fevereiro 2017 às:
CAF - Centro de Artes e Formação Informações Juventude Notícias