AVISO À POPULAÇÃO | PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO

Como forma de prevenção dos efeitos abaixo mencionados, recomenda-se à população que evite passear em locais onde existam pinheiros, durante os meses Janeiro a Maio ou levar a passear os seus animais de estimação durante este período.

processionaria

O contacto com a Processionária do Pinheiro (Bravo e Manso), Praga vulgarmente designada por “Lagarta do Pinheiro”, causa diversas alergias, tais como:

• Irritação na Pele;

• Irritação nos Olhos e no Aparelho Respiratório, com gravidade dependendo de cada Indivíduo;

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, consulte de imediato o posto médico mais próximo. O contacto dos cães com esta praga – “Lagarta do Pinheiro” – produz um efeito tóxico, que provoca de imediato um grande inchaço, acompanhado de dificuldade respiratória. O cão que apresente estes sintomas deve ser levado e observado pelo Médico Veterinário.

Como identificar:

• Lagartas que estão em crescimento ativo e constroem os ninhos de Inverno designados vulgarmente novelos de seda;

• As lagartas completamente desenvolvidas abandonam os ninhos e descem as árvores para se enterrarem no solo.

• Normalmente andam umas atrás das outras em procissão, dai o nome Processionária.

Aconselhamos a todos – especialmente crianças – quando avistarem estas lagartas ou semelhantes, nas árvores ou no solo, não devem tocar.

Sempre que identifiquem estas lagartas, pedimos que informem a Junta de Freguesia, através do contacto telefónico 21754 13 50 ou email info@jf-lumiar.pt

Desde: até:
Espaço Público Espaços Verdes Informações Notícias