30º aniversário do CCT | 19 de dezembro

No próximo dia 19 de dezembro, participe nas comemorações do 30º aniversário do Centro Comunitário de Telheiras:

CONVITE

 

O Centro Comunitário de Telheiras:

O Centro Comunitário de Telheiras (CCT) começou a funcionar a 19 de Dezembro de 1986 e integrado orgânica, administrativa e funcionalmente no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa.

Quando foi realizado o projeto de urbanização de Telheiras, na freguesia do Lumiar, nos anos 70, foi prevista a construção de um Lar. Uma vez que, na altura, o Lar D. Pedro V no Campo Grande cobria as necessidades, optou-se pela construção de um Centro de Dia (CD) e de 12 Residências Assistidas (RA).

 A iniciativa do projeto partiu do Instituto da Família e Ação Social (IFAS) que foi responsável pelo conceito e financiamento. O projeto de arquitetura foi da responsabilidade do arquiteto Couto de Almeida da Empresa Publica de Urbanização de Lisboa (EPUL). A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa integrou a equipa devido ao seu conhecimento da população sénior.

A 25 de janeiro de 2011, o decreto-lei nº 16/2011 define o regime legal de cedência temporária de vários estabelecimentos do ISS, nomeadamente o CCT, por um prazo de três anos, à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com inicio em 1 de janeiro de 2011.

A 14 de Outubro de 2015, o decreto- lei nº 240/2015 define o regime legal da cedência definitiva do CCT à SCML.

O CCT é um espaço polivalente, aberto, dinâmico e evolutivo que, através de uma abordagem sistémica de intervenção comunitária, contribui para a melhoria da qualidade de vida num bairro coeso, sustentável e solidário.

O Centro tem como Missão realizar atividades, serviços e projetos, fomentando a participação e o envolvimento dos residentes, instituições, associações e empresas locais enquanto agentes motores do desenvolvimento comunitário.

Atualmente a intervenção está organizada em torno de 6 áreas estratégicas: diagnóstico social do bairro; reforço de parcerias; capacitação e mobilização da comunidade; envelhecimento ativo e produtivo; empregabilidade e empreendedorismo, ambiente urbano e sustentabilidade.

O Centro integra a Parceria Local de Telheiras que tem vindo a desenvolver vários projetos intergeracionais, de promoção do emprego, de inclusão, de divulgação do voluntariado e vários eventos de animação comunitária.

Segunda-feira 19 Dezembro 2016, das: às:
Comunidade Informações Notícias