Informação sobre a transferência de Utentes do Centro de Saúde para a  Alta de Lisboa

Sessão de Esclarecimento sobre a transferência de Utentes do Centro de Saúde para a Alta de Lisboa

5 de Abril, 2023

Informação sobre a transferência de Utentes do Centro de Saúde para a Alta de Lisboa

Tags: Saúde

O ACES Lisboa Norte decidiu transferir parte dos utentes, sem médico de família atribuído, do Centro de Saúde do Lumiar para as instalações da nova Unidade de Saúde, localizada na Alta de Lisboa.

Esta decisão não é da competência da Junta de Freguesia do Lumiar, mas em reunião com o ACES Lisboa Norte foi transmitida a informação de que a oferta de cuidados de saúde para estes utentes ficará reforçada na Alta de Lisboa. Como é manifestamente reconhecido por todos, as atuais instalações não reúnem as condições necessárias para uma adequada prestação de cuidados de saúde. As novas instalações vão também beneficiar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e as condições de acesso, nomeadamente para quem tem mobilidade condicionada.

A Junta de Freguesia, em estreita articulação com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), está a procurar soluções que minimizem o impacto desta transferência na população.

A Junta de Freguesia pode desde já garantir que o serviço “Porta a Porta” funcionará de forma gratuita, entre as instalações do Centro de Saúde do Lumiar e a nova Unidade de Saúde da Alta de Lisboa, por marcação para o +351 915 200 289.

A Junta de Freguesia, em articulação com a Carris e com a Direção Municipal de Mobilidade da CML, está a reforçar as soluções de transporte acessíveis e permanentes, com maior frequência, que facilitam a mobilidade da população:

• Reforço das carreiras existentes: 40B, 41B, 717, 798.
  • Alteração da paragem das carreiras para terminar diretamente em frente à unidade de Saúde da Alta de Lisboa.

A Saúde é uma prioridade para a Junta de Freguesia do Lumiar, que tudo fará para que a população do Lumiar tenha as melhores condições no acesso aos cuidados de saúde.

Ricardo Mexia
Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar