Fim de semana senior no Gerês

Gerês_1​No mês de Outubro, um grupo de 55 seniores da nossa freguesia, passou 3 dias no Gerês​,​ região​ de uma enorme riqueza cultural e paisagística. O parque nacional da Peneda-Gerês foi criado em 1971 sendo a única área protegida do país com este estatuto.​ ​Pelo Gerês existem velhas casas senhoria​i​s, torres e pontes medievais onde cada coisa tem uma história para contar; os templos de vários estilos​,​​ riachos de águas puras, paisagens deslumbrantes, aldeias típicas,​ convivência com os pastores, o gado barrosão e os prados e lameiros sempre verdes​ e as romarias.

​Apostados em aproveitar o fim de semana em pleno o grupo visitou, ​o Centro de Artesanato Seixos Brancos – Artes e Ofícios Tradicionais; o Núcleo Museológico de Campo do Gerês (Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna / Porta de Campo do Gerês e Museu da Geira); passou pelas barragens de Vilarinho da Furna e da Caniçada e pela marina de Rio Caldo​. ​Visita guiada à Basílica de S. Bento da Porta Aberta​, ​à aldeia de Stª Isabel do Monte e ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia​ e​ aos​ ​e​spigueiros do Soajo​.

Há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para​ ​que nada falte à sua grandeza e perfeição.​ ​Este Gerês é um deles.
Miguel Torga, Diário VII​ (1955)

Terça-feira 22 Setembro 2020
Ação Social Comunidade Desenvolvimento Social Notícias