Global Migration Film Festival | 5 de dezembro | Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro

Poster_FICM_smallPara celebrar o Dia Internacional do Migrante, a OIM está a organizar a 2ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração, onde serão exibidos filmes e documentários em mais de 100 países no mundo. Portugal é um dos países que aderiu à iniciativa. Este festival é uma oportunidade para celebrar a diversidade e a contribuição dos migrantes nas comunidades e países onde vivem. O objetivo é apresentar filmes que capturam as esperanças e os desafios das pessoas que saem das suas casas em busca de uma vida melhor e de mostrar as suas contribuições nas novas comunidades.

Em Portugal, para assinalar o Dia Internacional do Migrante, a OIM (Agência das Nações Unidas para as Migrações) juntou-se à Câmara Municipal de Lisboa (CML), ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM), para promover uma sessão de cinema com documentários actuais sobre diferentes questões migratórias.

5 de dezembro | 19H00 | Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro

Sound of Torture – Um filme de Keren Shayo
(59 min – filme em inglês, hebraico e tigrínia com legendas em inglês)
Sound of Torture aborta o tema dos milhares de refugiados eritreus que fogem do seu país, governado por um ditador militar, para encontrar refúgio em Israel. A viagem é feita através do deserto do Sinai no Egipto. Muitas destas pessoas são sequestradas por traficantes beduinos e levados para acampamentos onde são torturados, violados e forçados a contactar os seus familiares para pedir um resgate em troca da sua liberdade. Este documentário acompanha uma jornalista e activista eritreia que vive na Suécia. No seu programa de rádio, fala com reféns nestes campos enquanto regista os seus pedidos de ajuda, e dá apoio às respectivas famílias.

Terça-feira 5 Dezembro 2017, das: às:
Cultura Notícias