Conferência | 16 de novembro | Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro

Conferência Sinopse 16 de Nov 2017 (1)“A casa das elites lisboetas no final do Antigo Regime: ambientes decorativos e vivências”, conferência promovida pela Associação Vida, Cultura e Arte, a decorrer no dia 16 de novembro, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro.

Sinopse: A segunda metade do século XVIII em Portugal, e particularmente em Lisboa, é um tempo e um espaço de mudança. O terramoto de 1755, as diversas influências estrangeiras, uma presença mais assídua e um papel mais preponderante da mulher nos eventos festivos e a assunção de saberes e gostos mais «iluminados» provocarão a emergência de novas ideias e valores que vão protagonizar alterações, criando outros estatutos e hábitos sociais. As casas das elites reflectem precisamente essa mudança e tornam-se espaços de convivência social, de cultura, bem estar, conforto e de intimidade.

Carlos Franco é doutorado em Estudos do Património. Tem publicado artigos e participado em cursos e conferências relacionadas com o estudo dos interiores e as vivências domésticas nos séculos XVIII e XIX. É investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (Escola das Artes/ UCP) e autor dos livros O mobiliário das casas das elites lisboetas nos finais do Antigo Regime (Livros Horizonte, 2007) e Casas das elites de Lisboa objetos, interiores e vivências 1750-1830 (Scribe, 2015).

+info:

Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, 16 de outubro, 15h00

Entrada livre, mediante inscrição prévia: vidaculturaarte@gmail.com

 

Entrada livre, mediante inscrição prévia

vidaculturaarte@gmail.com 

Quinta-feira 16 Novembro 2017, das: às:
Comunidade Cultura Notícias