Colóquio Internacional | 15 a 17 de setembro | Poderes e Circunscrições Religiosas e Civis

14 de Setembro, 2016

Capa

Celebrar 750 anos de História de uma Freguesia impõe que se ultrapassem as respectivas fronteiras.

Ao longo de quase oito séculos, muitos foram os contactos com outros espaços, muita foi a mobilidade humana, muitas foram as condicionantes políticas resultantes de um processo dinâmico que faz da Freguesia um elemento vivo do todo nacional.

Assim aconteceu na Freguesia do Lumiar – freguesia que é o testemunho visivel da evolução do poder local, desde as primeiras ligações à Paróquia, como centro aglutinador das populações até à posterior organização civil, nas diversas variantes que resultaram das sucessivas reformas administrativas.

Assumindo-se como paradigma da referida evolução, a Junta de Freguesia do Lumiar, com a colaboração da Academia Portuguesa da História, propõe-se abordar algumas das problemáticas decorrentes dos aspectos enunciados e que, em termos cronológicos, acompanham a própria História de Portugal. Mas porque integramos um território ibérico e porque, ontem como hoje, não vivemos isolados dos restantes espaços peninsulares, importa desenvolver uma história comparada, confrontando estas realidades, ao longo dos tempos, nesses mesmos espaços. E, evocando todos aqueles e aquelas que, da Freguesia do Lumiar e de tantas outras espalhadas pelo reino, partiram, desafiando a sorte, para as terras de além-mar, impõe-se trazer igualmente os ecos dos modelos para ali transferidos e a sua posterior evolução.

Com estes objectivos, abrimos estes dias de trabalho a estudiosos destas áreas temáticas, na convicção de que a sua participação ajudará a construir, partindo da realidade local, uma História Geral que ajude a conhecer e valorizar o contributo dado por cada freguesia, por cada município, no evolução secular de Portugal, em contexto peninsular e em projecção além-mar.

Datas: 15, 16 e 17 de setembro

Local: Academia Portuguesa da História

Organizadores: Junta de Freguesia do Lumiar  e Academia Portuguesa da História

Consulte aqui o Programa.