20 de Fevereiro, 2023

Tags: Cultura Lazer

Candidaturas abertas entre 14 de fevereiro e 5 de abril

No Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, abrem as candidaturas para os Casamentos de Santo António, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e organizada pela EGEAC.

Lisboa convida toda a cidade para a edição 2023 dos Casamentos de Santo António, unindo 16 casais no dia 12 de junho. Uma cerimónia, dividida entre a Sé de Lisboa e o Salão Nobre dos Paços do Concelho (casamentos civis), que é também referência incontornável na tradição popular de Lisboa.

Este ano os participantes deverão rondar o milhar de pessoas (entre noivos, padrinhos, convidados e organização). O envolvimento da sociedade civil é outra das fortes componentes desta festa que só é possível graças ao patrocínio de dezenas de parceiros que apadrinham esta iniciativa. Um apoio que garante todos os ingredientes necessários à sua concretização, desde os vestidos e fatos das noivas e dos noivos, passando pelos penteados e maquilhagem, alianças, despedidas de solteiros, copo de água e lua de mel.

Os candidatos aos Casamentos de Santo António devem obedecer a um conjunto de pré-requisitos, de acordo com as condições gerais de participação disponíveis abaixo, designadamente a apresentação de comprovativo de residência permanente no município de Lisboa de um dos elementos do casal. A formalização das candidaturas deverá ser feita entre 14 de fevereiro e 5 de abril, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição disponível nas Lojas Lisboa de Alcântara, Baixa, Entrecampos, Marvila e Saldanha.

No ato de candidatura deverão ser apresentados os seguintes documentos de cada um dos noivos:
• Documento de Identificação (só para exibição)
• Assento de Nascimento atualizado (fotocópia simples)
• Comprovativo de residência emitido pela Junta de Freguesia ou pelas Finanças
• Fotografia atual tipo passe

Foi em 1958 que teve lugar, na Igreja de Santo António, a primeira edição dos Casamentos de Santo António, unindo 26 casais. Uma iniciativa patrocinada à época pelo Diário Popular que seria interrompida pela Revolução de 1974  e recuperada mais tarde, em 1997, pela Câmara Municipal de Lisboa – passando a incluir, além da cerimónia religiosa, os casamentos civis. Desde então, realizaram-se 384 casamentos (264 religiosos e 120 civis).

65 anos depois, o espírito das tradições e raízes populares será reforçado com nova troca de alianças e de votos matrimoniais, no dia 12 de junho, selando a herança do Santo de coração da cidade de Lisboa. E os corações, por esta altura, já baterão forte, fortemente.

LOJAS LISBOA

Alcântara: Rua da Cozinha Económica, 36A – loja E

Baixa: Largo de São Julião, 8

Entrecampos: Edifício Central do Município, Campo Grande, 25 – piso 0