Academia do Lumiar vence torneio do Barreirense

Nos dias 27 e 28 de Setembro realizou-se o Torneio de Abertura 2014/2015 do FC Barreirense.

Na jornada de Sábado o clube da casa foi derrotado pela Equipa do Sport Lisboa e Benfica B (59-64) enquanto que a Academia do Lumiar levou de vencida a esquipa do CF Belenenses (77-72).

No domingo realizaram-se o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, com a equipa do Barreiro a superiorizar-se ao Belenenses (72-68), conquistando assim o último lugar do pódio, e a tão aguardada final. O jogo da final, entre o Sport Lisboa e Benfica B e a Academia do Lumiar, começou com domínio da equipa do Lumiar, mas sempre por curta margem. A equipa do Benfica, composta por jogadores muito jovens, mas de grande qualidade técnica e poder físico, acabou por equilibrar o resultado, vencendo ao intervalo por dois pontos. Na 2ª parte a equipa da Academia do Lumiar, bem orientada pelo técnico Paulo Mendes, fez valer a sua experiência para, no último período cavar uma vantagem que lhe permitiu gerir confortavelmente o final da partida (78-70), conquistando o troféu de vencedor do Torneio. Foi uma excelente vitória, num torneio organizado por um histórico do Basquetebol Nacional (antigo campeão nacional), o que deixou toda a equipa extremamente motivada neste início de época.

A Academia do Lumiar, ainda com o plantel em aberto (espera-se nos próximos dias a chegada de um Poste), revelou capacidade para encarar com confiança as competições oficiais que se avizinham. O primeiro teste tem início no dia 11 de Outubro, Sábado, pelas 21 horas, no Pavilhão da Tapadinha, onde, a contar para o Troféu António Pratas, a equipa vai defrontar o Atlético CP, recém promovido à Proliga. No dia seguinte, domingo, a equipa apresenta-se no Pavilhão do Lumiar, pelas 17 horas, agora com novo piso e tabelas, para voltar a defrontar a equipa B do Sport Lisboa e Benfica.