MENSAGEM DO PRESIDENTE

Pedro Delgado Alves

Caros e caras residentes do Lumiar,

Começo por vos dar as boas-vindas à presença reformulada da Junta de Freguesia do Lumiar na Internet. Num território que, após a reforma administrativa de Lisboa, se tornou na mais populosa das 24 freguesias da cidade, é fundamental reforçar a componente de comunicação direta e rápida com toda a população residente e criar um meio abrangente de prestação de contas.

Esperamos que encontre neste espaço toda a informação sobre os serviços que prestamos, o calendário de atividades e os documentos de gestão quotidiana da Junta, bem como um acesso à riquíssima rede de recursos públicos e privados existentes na nossa Freguesia. Continuamos a trabalhar no sentido de oferecer diretamente mais serviços por esta via, desmaterializando o contacto dos cidadãos com a sua Junta de Freguesia.

Para além das áreas tradicionais de intervenção da Freguesia no plano social, educativo,cultural, desportivo e de apoio ao desenvolvimento comunitário que foram desenvolvidas nos últimos anos, e que resultavam já em muitos casos de delegações de competências do Município, passaremos agora, depois da reforma administrativa, a dispor de um leque de funções acrescidas, acompanhadas de recursos humanos e de meios reforçados para o fazer.

De facto, em março de 2014, a Junta de Freguesia assumiu a responsabilidade pela lavagem e varredura do espaço público, a manutenção da quase totalidade dos espaços verdes do território (com exceção da Quinta das Conchas, da Quinta de Nossa Senhora da Paz e do Eixo Central da Alta de Lisboa, quer permanecem na esfera municipal) e a gestão do Mercado do Lumiar, da Biblioteca Maria Keil e do Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro. Em breve, durante o ano de 2014, assumiremos ainda a competência relativa a grande parte dos licenciamentos de utilização do espaço público no nosso território.

Perante uma missão reforçada, contamos em especial com a sua participação, através das suas sugestões e dos seus alertas, para melhorarmos a qualidade de vida e oferecer melhores serviços à população. A nossa capacidade de desenhar respostas de proximidade depende também do seu envolvimento e contributos.

Contamos consigo e estamos sempre ao seu dispor,

Pedro Delgado Alves
Presidente